sábado, 13 de março de 2010

O gato malhado e a andorinha sinhá


aquarelas: Carybé

Esta é a história de amor impossível entre um gato malhado (e mau - bastava aparecer no parque para todos os animais fugirem) que se apaixona por uma andorinha causando estranheza em todos os outros animais que habitavam um parque. Foi um rebuliço! A Andorinha estava prometida ao Rouxinol mas "dava moral" ao gato incentivando este amor.

Esse é uma fábulo de um amor impossível devido aos preconceitos, facilmente comparáveis a tantos do nosso cotidiano e convívio sócio-cultural.

Quando Jorge Amado escreveu esta fábula, foi pensando em presenteá-lo para o seu filho mais velho - João Jorge - quando criança. Estava Jorge exilado em Paris, em 1948, e o autor não pensava em publicar esta bela fábula; apenas em 1976 quando João, depois de remexer no seu baú de memórias a encontrou e a entregou ao pintor baiano Carybé, que ilustrou com suas aquarelas, posteriormente foi impossível não dividi-lo conosco.

Particulamente é um dos livros que mais gostei pela leitura embriagante, a narrativa, os detalhes, a profundidade... As aquarelas então...sem comentários!!!

Nice Lima

***

A moral deste livro é que o mundo só vai avançar e ser melhor quando as pessoas aceitarem as suas diferenças, sejam elas raciais, sociais, educativas,... Esta afirmação é feita baseada num excerto do texto: “O mundo só vai prestar Para nele se viver No dia em que a gente ver Um gato maltês casar Com uma alegre andorinha Saindo os dois a voar O noivo e sua noivinha Dom Gato e Dona Andorinha”

Será que o amor e a felicidade são impossíveis para dois seres, como um gato e uma andorinha que sendo tão diferentes, dominando territórios tão distintos como o céu e a terra, chegando até a ser inimigos naturais? Não será melhor viver a felicidade do que se preocupar com as diferenças e com o que os outros acham, esquecendo as diferenças e as opiniões divergentes por completo? A felicidade pode ter apenas uma passagem fugaz pelas suas vidas e não voltar a acontecer, a vida deve ser vivida e os momentos bons devem ser aproveitados ao máximo para que mais tarde não o lamentemos pensando como teriamos vivido se não tivessemos deixado escapar as oportunidades.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Gato_Malhado_e_a_Andorinha_Sinh%C3%A1

Nenhum comentário:

Postar um comentário